Objetivos do Curso
O curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNIP apresenta uma abordagem moderna e apropriada às constantes mudanças provenientes do desenvolvimento tecnológico.Trata da interação de homens, materiais, equipamentos, métodos e processos, o que proporciona ao profissional possibilidades de atuação nos diversos níveis das empresas.
A engenharia de produção mecânica atua na fronteira entre o conhecimento técnico da engenharia mecânica e o das áreas administrativas e econômicas.
Assim, o profissional formado pela Universidade Paulista tem os conhecimentos básicos de engenharia mecânica e uma formação específica que o capacita a otimizar a produção, racionalizar métodos, processos e sistemas, com o intuito de melhoria da produtividade.
A atuação do engenheiro de produção mecânica é útil sempre que houver necessidade de planejamento, coordenação e controle.
Atividades Principais
- Efetuar a programação e controle da produção, através do acompanhamento e supervisão das operações de materiais e equipamentos;
- projetar novos produtos e planejar instalação de fábricas;
- gerenciar e aprimorar métodos de fabricação e as relações humanas no trabalho;
- administrar os recursos disponíveis, na busca da produtividade e qualidade nos processos industriais;
- planejar e reduzir a ociosidade das máquinas na empresa, minimizando os custos;
- auxiliar na seleção e treinamento do pessoal técnico;
- calcular custos de produção, previsão de venda e determinar o melhor meio de aplicar o capital da empresa.
Mercado de Trabalho
O engenheiro de produção mecânica está capacitado a atuar em indústrias de um modo geral (elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.); em empresas de prestação de serviços (bancos, seguradoras, hospitais etc.); em empresas nacionais ou multinacionais; públicas ou privadas etc. Com a informatização do setor industrial, foi aberto o campo para estas engenharias atuarem no desenvolvimento de softwares específicos para a área.De um modo geral, o campo de trabalho é bom para esses profissionais, tendo em vista que a globalização da economia implica uma demanda dessa categoria, com a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, melhorando a competitividade.
Práticas
- Estágio Supervisionado
- Monitoria
- Iniciação Científica
- Laboratório de CAD/CAM/CAE com os Softwares AutoCad 14 e Euclides 3.0
- Laboratórios de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica, Metrologia, Processos de Fabricação, Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas, Equipamentos Térmicos e Materiais de Construção Mecânica
- Laboratórios de Informática com Internet e Variados Softwares (EWB, Matlab, Windows, Office Profissional, Turbo Pascal, Turbo C++, Delphi, Linux e outros)
- Visitas Técnicas
- Semana de Palestras e Atividades Específicas
Duração
5 anosFonte: http://www.unip.br/ensino/graduacao/tradicionais/exatas_eng_producao_mec.aspx
